Instituto Gnarus - P&D em Monitoramento e Controle
  Google  

Apresentação Regulamentos Inscrições e Seleção Orientações Produção 2014-19 Estatísticas
Estrutura do Curso e Perfis Linhas e Projetos Disciplinas Docentes
    

Estrutura do Curso e Perfil do Ingressante e do Egresso

    Estrutura do Curso

    O Mestrado Profissional em Energia Inteligente, com recomendação pela Capes, é oferecido pelo INSTITUTO GNARUS. O curso foi concebido para atender as necessidades do mercado, nos itens de formação de mão-de-obra especializada e estruturação de soluções para atender as demandas e desafios existentes na área de Energia, em todos os seus aspectos e nuances.

    O Mestrado Profissional em Energia Inteligente tem uma única área de concentração, com o mesmo nome do curso, Energia Inteligente, e possui duas linhas de pesquisa: Energia e Sistemas e Indústria 4.0. A linha Energia e Sistema é dedicada a questões dos sistemas energéticos, dos sistemas elétricos e das técnicas que suportam a operação desses sistemas. A linha Indústria 4.0 trabalha com as mais modernas técnicas de controle de processo, mineração de dados, big data, processamento de sinais, redes de computadores e cybersegurança.

    As disciplinas, todas com caráter interdisciplinar, visam dar diferentes olhares do mesmo tema, para uma formação completa do discente. Elas são ministradas por docentes das duas linhas de pesquisa e são de três tipos: obrigatórias, da linha Energia e Sistemas e da linha Indústria 4.0. O discente devem cursar 4 disciplinas obrigatórias e escolher, no mínimo, 2 (duas) disciplinas em sua linha de pesquisa e 1 (uma) disciplina na outra linha. O discente deve cursar, no mínimo, 8 disciplinas, além da disciplina obrigatória Seminários.

    Os docentes deste curso possuem larga experiência no mercado de Energia, desenvolvendo projetos e participando de instituições que definem as políticas energéticas do País. Eles também possuem grande experiência na formação de alunos de pós-graduação, tendo orientado alunos de mestrado e doutorado, em diversas instituições de ensino. Suas publicações científicas têm recebido prêmios nacionais e internacionais, além de um expressivo número de citações.

    Perfil Esperado do Ingressante

    Os candidatos a este mestrado devem preferencialmente ser graduados ou concluintes nas áreas de Engenharia, Computação, Matemática, Física, Economia, Administração ou afins. Este mestrado, na Área Interdisciplinar, visa proporcionar aos discentes uma formação sólida, com conhecimentos científicos e tecnológicos, para a aplicação de seu aprendizado na solução de problemas de energia em geral.

    São habilitados à inscrição todos os portadores de diploma de cursos de nível superior, assim como estudantes concluintes de cursos de graduação desde que, ao ser aprovado no processo seletivo, apresente o diploma no ato da matrícula.

    Perfil Esperado do Egresso

    O mestre egresso do Programa em Energia Inteligente do INSTITUTO GNARUS terá forte base científica e profissional, bem como conhecimentos técnicos em diversas áreas de engenharia, notadamente mecânica, elétrica, e produção, além das áreas de economia e direito. A sua formação técnico-científica e profissional será ampla e geral, de forma a capacitá-lo a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando suas diferentes dimensões sociais, além de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Copyright © Instituto Gnarus - Todos os direitos reservados