Instituto Gnarus - P&D em Monitoramento e Controle
  Google  

Programas Computacionais Equipamentos Desenvolvidos

PROGRAMAS COMPUTACIONAIS DESENVOLVIDOS PELOS PESQUISADORES

  • PrevisorCELG –Ferramenta Inteligente para a Projeção de Mercado e Carga
    Este programa computacional visa prever o mercado de energia elétrica e a carga na área de concessão da CELG considerando suas características regionais. O programa é dividido em várias etapas, onde se calculam curvas intermediárias que serão utilizadas no cálculo da previsão. Essas curvas intermediárias são representadas no modo gráfico. Cada uma das curvas tem como domínio um dos três períodos temporais: o período histórico, o horizonte de previsão e o período de validação. O programa também possui um cálculo para o coeficiente de sazonalidade, que indica o quando o valor de carga de um determinado mês se desvia da média. Os índices de sazonalidade refletem um comportamento cíclico da carga, em relação ao mês do ano. A análise de tendência é feita através da regressão linear da curva da média móvel. São calculados os coeficientes angulares e lineares da reta de regressão dos pontos da média móvel. A reta obtida é então extrapolada para o intervalo de tempo do Horizonte de Previsão, dando origem a curva base da previsão. A esta curva base serão acrescentados diversos itens, até que se obtenha a previsão final.
    Financiado e desenvolvido para a CELG.

  • EFAI – Filtro de Alarmes Inteligente
    Este filtro foi baseado em uma estrutura híbrida e flexível, a qual é aplicável a diferentes tipos de situações da operação. Ele é baseado em regras de produção, as quais podem ser escritas diretamente ou extraídas automaticamente da base de dados operativos. O extrator de regras utiliza técnicas computação granular. A junção de vários dados gera conjuntos de similaridade das informações, onde a técnica granular permite obter padrões entre os alarmes analisados. O filtro ainda é composto por um programa unificador, que tem como função agrupar as informações do banco de dados de alarmes do SCATEX com as regras de produção. A robustez do conjunto de regras é testada automaticamente pelo filtro evitando atuações errôneas dos operadores nas filtragens manuais dos alarmes e corrige eventuais falhas do extrator na classificação das mesmas.
    Financiado e desenvolvido para a EDP-ESCELSA.

  • SimLT - Laboratório de Linha de Transmissão
    O pacote computacional permite diversos tipos de cálculos ligados às linhas de transmissão, que foram agrupados como ferramentas, que são: (a) ferramenta de cadastro de cabos; (b) ferramenta de cálculo de parâmetros elétricos da linha; (c) ferramenta de cálculo de compensação em linhas; (d) ferramenta de cálculo de comportamento da tensão e da corrente ao longo da linha; e (e) ferramenta de simulação de extração. As interfaces permitem a visualização, edição, inserção e remoção de registros no banco de dados de cabos. Com base nos esquemas do banco de dados, classes e estruturas foram criadas para que as informações dos cabos e estruturas possam ser utilizadas em todo software.
    Financiado e desenvolvido para a TBE.

  • Software de Monitoramento e Análise da Condição de Compensadores Síncronos
    Este programa computacional visa auxiliar no processo de manutenção preditiva de compensadores síncronos. O programa permite o gerenciamento de dados dos compensadores síncronos, fornecendo uma visão geral do sistema. Ele é flexível permitindo a configuração do compensador síncrono, descrevendo todos os parâmetros e dados necessários para a configuração do sistema. Ele também controla o procedimento para efetuar a aquisição de dados com o protótipo de aquisição e a configuração de todos os parâmetros de aquisição. O software também analisa os dados adquiridos, visualizando-os através de curvas e diagramas. O sistema permite também definir níveis de alarme, que são imprescindíveis para que o programa de diagnóstico possa determinar a condição do compensador síncrono, os níveis de alarme são habilitados e configurados neste painel. Todos os parâmetros e padrões de falha são listados em forma de uma árvore (separados por técnica e sinal) e os limites de atenção e emergência são definidos em campos especiais.
    Financiado e desenvolvido para a CHESF.

  • Detecção de Defeitos Precoces em Hidrogeradores
    Este programa desenvolve um diagnóstico através da análise da assinatura elétrica de defeitos precoces em hidrogeradores. Este programa possui uma interface de configuração do sistema, que abrange todas as funcionalidades que assistem a obter o modelo PCA (Análise de Componentes Principais) e a máquina de inferência por TCA (Teoria dos Conjuntos Aproximados), guiando-o na seleção de parâmetros e amostras. Além disso, a interface desenvolvida prevê a configuração dos parâmetros de coleta de sinais elétricos para análise ESA (Análise de Assinatura Elétrica). Na tela principal, o usuário pode gerenciar os parâmetros de aquisição do sistema de monitoramento baseado nas assinaturas elétricas, bem como visualizar a condição do hidrogerador com base nos resultados gerados pelo modelo PCA e pela máquina de inferência. Cada diagnóstico é apresentado com base na data e hora da última amostra disponível, bem como a sua condição ou classificação.
    Financiado e desenvolvido para a AES-Tietê.

  • Sistema de Monitoramento de Hidrogeradores
    Este programa de monitoramento e diagnóstico das condições operativas de hidrogeradores possui as seguintes partes principais: a condição do hidrogerador, as curvas de tendências e o processo de aquisição. A parte Condição do Hidrogerador é onde o diagnóstico da condição geral (e por partes) do hidrogerador é mostrado através de “semáforos”. Na parte Curvas de Tendência, o usuário ainda pode verificar a curva de tendência de até três parâmetros. O Processo de Aquisição apresenta as informações relacionadas ao processo de aquisição. Este item está divido em duas abas: (a) Últimas Aquisições: tabela que indica a data e a hora das últimas 10 aquisições (e o seu respectivo estado). O seu painel permite através do botão “Efetuar Aquisições”, é possível disparar uma aquisição manualmente, e (b) Histórico de Aquisições, que indica o resultado de cada tentativa de aquisição. O histórico de aquisições é importante para se identificar problemas no processo de medição, sendo possível identificar se o problema é no sistema de aquisição, seus sensores ou canal de comunicação.
    Financiado e desenvolvido para a NeoEnergia-ITAPEBI.

  • AIPIN - Programa de Ressarcimento de Queima de Equipamentos
    O programa de indenização de danos de equipamentos queimados por surtos na rede elétrica possui 9 etapas, que são: 1. Requerimento de Indenização; 2. Manual do Requerente; 3. Termo de Inspeção da Rede; 4. Pesquisa de Defeitos na Rede; 5. Vistoria da Unidade Consumidora; 6. Liberação do Equipamento; 7. Laudo e Orçamento; 8. Análise Técnica; e 9. Parecer Final. O programa instrui o cliente sobre os procedimentos a serem seguidos para que este tenha seu bem indenizado, caso tenha este direito. O programa informa ao requerente o número do processo que foi aberto para a análise de seu caso, bem como informa os prazos e obrigações que ele deve cumprir.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • Programa Computacional de Agrupamento e Tipificações de Carga
    Esta ferramenta agrupa e gera gráficos e tabelas através dos agrupamentos quantitativos das curvas de tipificação das cargas, em grupos tarifários e tipos de consumidores. O programa funciona no princípio de agrupar dados através de pesos atribuídos pelo usuário e assim calcular uma nova tipificação, obtendo uma curva a ser utilizada. O sistema empregado para a produção da curva agrupada foi a metodologia de multiagentes básica, na qual, um conjunto de programas ou processos computacionais associados e que utilizam uma hierarquia de comunicação para seu funcionamento.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • Programa Computacional de Reconfiguração de Ramais
    Esta ferramenta estabelece um conjunto de procedimentos, que foram implementados em pacotes computacionais, para auxílio aos operadores no restabelecimento da rede de distribuição da CERON. Este projeto visa desenvolver um plano de ação para ser aplicado quando da ocorrência de um defeito no sistema de distribuição. Este plano estabelecerá qual o estado final do sistema, bem como todos os passos que deverão ser feitos para que ele seja atingido. Ao se desenvolver uma reconfiguração deve-se indicar o alimentador (ou alimentadores) que teve (tiveram) problema(s). Desta forma, ao se solicitar a reconfiguração, o programa verifica as barras sem alimentação ou as sobrecargas do sistema e apresenta as melhores soluções aos usuários. As 3 melhores soluções em ordem de prioridade são relacionadas segundo o perfil de tensões e o carregamento das linhas Possíveis linhas e barras afetadas por sobrecarga, subtensão ou sobretensão são listadas.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • DECISOR – Sistema de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão
    O software Decisor utiliza o método PAHP – Processo de Análise Hierárquica Paraconsistente para auxílio à tomada de decisões. Sua metodologia é dividida em quatro fases: Modelagem, Avaliação, Priorização e Decisão. Na modelagem, o usuário define o objetivo, os critérios e as alternativas do modelo. O objetivo representa a decisão a ser tomada. Os critérios são os atributos a serem considerados para comparação das alternativas. As alternativas representam as possíveis candidatas para se atingir o objetivo escolhido. Nas fases de avaliação e priorização, utilizam-se comparações par-a-par e o método do autovetor dominante para definição dos pesos relativos entre as alternativas e os critérios. Utilizando-se matrizes simétricas, comparam-se todos os pares de alternativas, segundo cada um dos critérios escolhidos, atribuindo-se um grau de dominância de uma alternativa sobre a outra. O mesmo método é utilizado na obtenção da prioridade ou peso atribuído a cada critério. Por fim, na fase de decisão, constrói-se a matriz de decisão, onde se identifica claramente a melhor alternativa para atingir o objetivo proposto. A utilização do software fornece uma metodologia padronizada de suporte a decisões gerenciais, podendo ser aplicado nos mais diversos problemas de planejamento.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • PLANEJADOR CEB – Planejamento, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos
    O gerenciamento de projetos envolve diversos procedimentos, entre eles a definição clara do objetivo do projeto, a identificação das tarefas a serem cumpridas, suas dependências e a elaboração de um cronograma para sua execução. Outro aspecto fundamental é o gerenciamento dos custos. A elaboração do orçamento com o custo estimado das tarefas é essencial ao sucesso do projeto. Após o projeto início do projeto é necessário o constante acompanhamento da execução das atividades, comparando o andamento do projeto com o que foi planejado. Localizar tarefas em atraso, estouros de orçamento, data prevista para o término; são tarefas que devem fazer parte da rotina de trabalho do gerente do projeto. Ele deve buscar sempre novos arranjos que minimizem os eventuais riscos de fracasso do projeto. Para auxiliá-lo nestas tarefas, está sendo desenvolvida uma ferramenta computacional personalizada para a CEB, contendo uma série de características típicas para o gerenciamento de projetos da empresa.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • ObservaCERON – Programa de Análise de Observabilidade de Sistema de Distribuição
    O programa de análise da observabilidade de sistemas de potência consiste essencialmente em se determinar se as medidas que compõem um determinado plano de medição fornecem informação suficiente para a estimação dos estados do sistema. A análise da observabilidade é particularmente importante na operação em tempo real, de sistemas de potência, pois seus resultados podem determinar mudanças nos procedimentos para se estimar os estados do sistema. Em caso de deficiência no plano de medição, por exemplo, a rotina de observabilidade pode fornecer subsídios para, em uma etapa subsequente, proceder-se à estimação de estados dos componentes (ilhas) observáveis do sistema. Alternativamente, é possível se lançar mão de procedimentos para a alocação de pseudomedidas apropriadas que, adicionadas ao plano de medição deficiente, permitindo a recuperação da observabilidade do sistema como um todo. Outro subproduto importante da análise de observabilidade é a determinação de medidas críticas e pares críticos. A sua correta identificação é importante tanto para indicar pontos de reforço do plano de medição quanto para o processamento de erros grosseiros. As rotinas para determinação da observabilidade também se constituem em valiosa ferramenta de projeto do sistema de medição. Busca-se com esta ferramenta garantir a obtenção de estimativas confiáveis mesmo no caso de ocorrência de perda de algumas medições durante a operação, por falha do sistema de telemedição ou por eliminação decorrente do processamento de erros grosseiros. Os testes de observabilidade podem ser utilizados para avaliar os planos de medição propostos e indicar onde estes devem ser reforçados, através do acréscimo de novas medidas.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • DisproCERON – Ferramenta de Coordenação de Proteção para Distribuição
    O programa computacional permite a coordenação da proteção de um sistema de distribuição. Na formulação e solução do problema de seletividade, considera-se que os dispositivos de proteção irão operar de forma seletiva e coordenada com vistas ao planejamento da operação. Dessa forma na formulação do modelo matemático para a alocação otimizada de dispositivo de proteção, objetiva-se a melhoria dos índices de confiabilidade dos alimentadores. A seletividade otimizada desses dispositivos, é realizada de forma interativa com o usuário, juntamente com os ajustes e coordenação automática dos mesmos. Esta interação é importante porque durante o desenvolvimento do projeto de proteção podem ocorrer dificuldades e até mesmo a impossibilidade de obter a coordenação e seletividade de alguns dispositivos de proteção que foram alocados no sistema. Nestas condições, sendo o algoritmo interativo com o usuário, o projetista pode tomar decisões que não implicam na perda dos melhores ótimos dos ajustes dos dispositivos de proteção realizada de forma otimizada. Dentre as possíveis soluções para obter sistemas de proteção com bom desempenho destacam-se a redefinição dos ajustes candidatos de dispositivos de proteção e nova realização da seletividade otimizada destes dispositivos, alteração de ajustes, curvas características e tipos de dispositivos, entre outras. Neste procedimento interativo, visa-se obter o planejamento da alocação dos dispositivos que contemple os aspectos técnicos, econômicos e de confiabilidade, com um programa de ajuste da proteção sensível às faltas para as condições de carregamento do sistema.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • PAESE - Programa de Análise de Eventos do Sistema Elétrico
    Este projeto teve a finalidade de estabelecer uma metodologia para o processamento de alarmes da CPFL, que foi implantada utilizando técnicas estatísticas e de sistemas inteligentes. O PAESE é composto de duas ferramentas distintas, mas integradas: Filtro do Tempo Real e Editor de Regras do Filtro. O filtro de tempo real está inserido no computador onde trabalho o sistema SDDT para realizar a filtragem dos alarmes em tempo real, utilizando para isso as regras geradas pelo editor. O editor de regras do filtro pode ser instalado em qualquer máquina ligada ou não ao SDDT para a geração do arquivo de regras. Este arquivo de regras, quando corretamente editado, deve ser enviado à pasta onde se encontra o filtro de tempo real para o mesmo utilizar as regras geradas nos novos alarmes.
    Financiado e desenvolvido para a CPFL.

  • DEMEC – Programa Detector de Erros em Medidas Elétricas
    Esta ferramenta computacional de reconhecimento de padrões fornece suporte á área de Mercado de Energia da CELPE. Esta ferramenta permite a identificação de erros, falhas, faltas de dados de medição oriundas da área de medição com relação aos clientes livres, medições de fronteira e de outras medições de conexão com a empresa. A ferramenta proporciona a correção dos erros automaticamente, baseando-se nas técnicas inteligentes de extração e categorização dos dados. O estimador utiliza a metodologia de mineração de dados simples, onde um classificador difuso seleciona as melhores curvas de carga diária para a estimação. Com a seleção destas curvas uma máquina de cálculo estatística faz o processo de gerar a curva padrão das mesmas, assim produzindo o valor central desta curva e suas raias de incerteza ao seu redor, facilitando a busca de incoerências nas medidas importadas. A máquina de cálculo estatística realiza um processo simples, realizando avaliações com média e desvio padrão ponderadas. Esses dois valores permitem ao sistema de análise de erros realizarem um acoplamento da curva atual de carga sobre a estimada e assim verificar se os erros ultrapassam esses valores.
    Financiado e desenvolvido para a CELPE.

  • Programa de Novas Ligações
    O programa de Consulta Preliminar para Novas Ligações da CERON é composto de dois módulos, chamados Módulo Cliente e Servidor. O objetivo primário do Módulo Cliente é permitir ao usuário, através de formulários eletrônicos, informar as características da obra e as cargas elétricas previstas para o dimensionamento da entrada de energia elétrica. Os dados informados geram um arquivo que será enviado a CERON para análise e processamento, tarefa a ser realizada pelo módulo servidor. O objetivo do sistema Servidor é verificar o projeto proposto em conformidade com as regras de ligação e operação da CERON para sistemas de baixa e de alta tensão.
    Financiado e desenvolvido para a CERON.

  • AnaProjeto – Ferramenta Inteligente para Auxílio no Planejamento de Sistemas Elétricos
    Este programa computacional visa analisar as regras setoriais do estado do Espírito Santo e estabelecer mecanismos de regulação técnica – ênfase na coordenação – e de regulação econômica – ênfase pelos indicadores econômicos, buscando formas de gerar um conjunto de resultados para obter o melhor cenário custo-benefício da implantação de obras de expansão para sanar os problemas encontrados. Com este programa, é possível determinar um número definido de problemas inter-relacionadas, isto é, problemas ocasionados pelas sucessivas acumulações de limites operativos ultrapassados que ao longo da evolução da carga geraram novas falhas operativas em períodos mais futuros da análise. As metodologias de análise do programa têm como objetivo encontrar de forma rápida e correta as soluções mais adequadas, no ponto de vista socioeconômico, das ultrapassagens de limites operativos encontradas no conjunto de cenários de carga estudados nos casos base aplicados sobre o projeto.
    Financiado e desenvolvido para a Energias do Brasil - Escelsa.

  • Alarmes CTEEP – Sistema de Classificação Inteligente de Alarmes do Sistema DCRANGER
    Este programa computacional é processador inteligente de alarmes, com a função de substituir um grande número alarmes com algumas mensagens diagnósticas que descrevem os eventos que geraram os alarmes. Este sistema analisar rapidamente os alarmes e apresenta em um pequeno número de mensagens concisas ao operador o estado da rede elétrica e qual foi a causa do distúrbio. Se solicitado pelo despachante, um retrato mais completo do distúrbio deve ser fornecido, incluindo as circunstâncias que causaram os alarmes e os desligamentos mais importantes. Este sistema foi desenvolvido para trabalhar com o sistema de alarmes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), chamado DCRANGER.
    Financiado e desenvolvido para a CTEEP.

  • Analisador de Ensaios RGE – Sistema de Manutenção Preditiva de Transformadores
    Este programa computacional contém uma metodologia de análise e de acompanhamento do desempenho dos transformadores da RGE. A ideia central foi estabelecer os procedimentos de análise para definições operativas e da vida útil dos transformadores da companhia, utilizando a base de dados com informações históricas sobre seus desempenhos. Isto foi feito com a finalidade de estruturar e preencher uma base de conhecimento com informações heurísticas e teóricas sobre os elementos que poderiam vir a afetar o desempenho e a vida útil dos transformadores. Foi construído um sistema automático inteligente de interpretação de dados fornecendo uma análise do desempenho do transformador.
    Financiado e desenvolvido para a RGE.

  • Previsor CEMIG – Sistema de Previsão de Carga à Médio Prazo
    Este programa computacional a previsão de carga a médio prazo de Sistema Elétrico da CEMIG. Este programa desempenha um papel predominante em diversas decisões do sistema eletroenergético. Isto é verdade não somente para a escolha de investimentos na geração e na transmissão, mas ela é também utilizada como referência para: previsão de investimentos financeiros, planejamento do uso de combustível, operação diária do sistema, planejamento da capacidade do sistema e planejamento e implantação da reserva girante.
    Financiado e desenvolvido para a CEMIG.

  • Previsão CEB – Previsão de Cargas Elétricas nas Subestações da CEB
    Este programa computacional contém uma metodologia para a previsão de carga em médio e longo prazos subestações da Companhia Energética de Brasília (CEB). Este programa permite a realização de previsão nos três patamares de carga: pesado, médio e leve, utilizando históricos de indicadores no processo de previsão. Estes indicadores podem ser econômicos, sociais, geográficos ou qualquer outra série de valores históricos. O programa considera um horizonte de previsão de 10 anos à frente.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • AnaCarga – Sistema Integrado Inteligente para Detecção e Correção de Falhas em Dados e Previsão da Carga Comercial
    Este programa computacional cria um novo paradigma de verificação de falhas em dados podendo relacioná-los em várias dimensões. O pacote computacional AnaCarga desempenha uma tarefa repetitiva com base em técnicas de reconhecimento de padrões e indica possíveis falhas de medição, facilitando a correção de valores e ajudando na correta medição da carga da Energias do Brasil – Bandeirante.
    Financiado e desenvolvido para a Energias do Brasil - Bandeirante.

  • SIAE – Sistema Inteligente de Análise de Ensaios
    Este pacote computacional é composto por três programas computacionais: "SIAE Editor", "SIAE Extrator" e "SIAE Operador". O primeiro programa tem por objetivo ser um editor de regras para os sistemas de manutenção de transformadores da Escelsa. Já o programa SIAE Extrator tem a função de extrair regras automaticamente das bases de dados da concessionária para serem utilizados nos sistemas inteligentes compostos pelo SIAE Editor. Estes dois programas serão utilizados em conjunto para a formação do sistema inteligente de análise. O programa SIAE Editor incorpora também o programa SIAE Operador, que será utilizado pelos técnicos da Escelsa em seu trabalho diário.
    Financiado e desenvolvido para a Escelsa.

  • LOCALIZADOR – Programa Localizador Eletronorte
    Este programa fornece ao operador uma rápida localização de regras operativas, através do uso de documentos fornecidos pela ONS, favorecendo o rápido atendimento a uma ocorrência encontrada no sistema atendido. O programa de localização para os documentos operativos engloba o módulo de pesquisa que utiliza os documentos importados e a regras editadas pelo programa de configuração.
    Financiado e desenvolvido para a Eletronorte.

  • MONITOR SAGE – Sistema de Monitoramento On-Line de Alarmes
    Este programa é o módulo extrator é definido como o programa de monitoramento on-line do arquivo de alarmes do SAGE, desta forma, ele fica ativo durante todo o funcionamento do computador verificando eventuais mudanças nos alarmes através de uma conexão de rede até a unidade onde fica armazenado o arquivo de alarmes.
    Financiado e desenvolvido para a Eletronorte.

  • PREVISOR – Previsor de Mercado de Energia Elétrica
    Este programa estabelece uma metodologia para uma previsão da carga elétrica de um sistema a médio e longo prazos. Este programa permite prever a evolução da carga alguns meses ou anos a frente, levando em consideração aspectos técnicos, econômicos e políticos.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • SPI – Sistema de Parametrização Inteligente
    Este programa estabelece uma metodologia para um Sistema de Ajuste Inteligente da Proteção. Esta metodologia leva em consideração o estado global do sistema, o patamar de carga praticado pelo sistema, entre outros fatores exógenos aos sistemas de proteção. Para tal, existem rotinas matemáticas próprias aos estudos de proteção e compilados os conhecimentos dos engenheiros da área na forma de Sistemas Inteligentes.
    Financiado e desenvolvido para a AES-Eletropaulo.

  • Observação Sistêmica
    Este programa possibilita a extração de conhecimentos de uma base de dados que contém diferentes estados operativos, definindo uma estratégia de observabilidade para a rede de alta tensão da empresa, reduzindo as condições operativas inseguras, através da utilização das informações contidas em seu banco de dados operativo, e desenvolvendo um classificador hierárquico híbrido para determinar o estado operativo do sistema. Esse classificador se destina a auxiliar o processo de monitoração e operação das redes elétricas, de médio e grande porte, onde o número de pontos a serem observados é grande (na ordem de algumas centenas).
    Financiado e desenvolvido para a CPFL-Piratininga.

  • ATETraCT – Análise Técnico-Econômica da Transformação da Tensão de Sistemas
    Este programa possui uma metodologia de análise automática para a verificação da viabilidade da transformação de uma linha da x kV para y kV. Este programa possibilita verificar as vantagens e as desvantagens técnico-econômicas dessa transformação, levando-se em consideração, entre outras, as características físicas da linha, sua integração no sistema de transmissão de energia, seu envelhecimento, a carga futura que irá atender, seu regime de funcionamento e o seu percurso.
    Financiado e desenvolvido para a CPFL-Piratininga.

  • Sistema para Testes de Circuitos Funcionais em Subestações
    Este programa possui uma metodologia para testes dos circuitos funcionais das subestações da concessionária. Esta metodologia possibilita realizar todas as combinações possíveis dos circuitos funcionais, com a finalidade de saber se existe alguma falha, má atuação ou erro de projeto nesses circuitos. A ideia fundamental é que este conjunto de testes venha a eliminar qualquer tipo de atuação incorreta desses circuitos, o que leva, via de regra, a desligamentos intempestivos do sistema e a problemas com os índices de continuidade de serviços.
    Financiado e desenvolvido para a EDP-Bandeirante.

  • Reconfiguração de Sistemas de Distribuição
    Este projeto estabeleceu um conjunto de procedimentos, que foram implementados em pacotes computacionais, para auxílio aos operadores no restabelecimento da rede de distribuição da CEB. Este projeto visa desenvolver um plano de ação para ser aplicado quando da ocorrência de um defeito no sistema de distribuição. O pacote computacional desenvolvido foi baseado em técnicas de inteligência artificial e em rotinas numéricas, gerando um sistema híbrido de auxílio a tomada de decisão dos despachantes dos centros de operação.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • Sistema Inteligente de Locomoção de Viaturas para Atendimento na Rede de Distribuição
    Este projeto desenvolveu uma metodologia de análise automática e um pacote computacional com a finalidade de estabelecer um conjunto de rotinas inteligentes de busca para determinar a melhor viatura e o melhor caminho que esta deve efetuar para chegar a um ponto de defeito na rede de distribuição de energia elétrica. O melhor caminho entre a localização da viatura e a região de defeito deve ser encontrado levando-se em consideração aspectos tais como: vias disponíveis na cidade, tráfego, horários de pico e engarrafamentos, entre outros.
    Financiado e desenvolvido para a CEB.

  • Procel MarkIV Plus - Programa de Diagnóstico Energético
    O Mark IV Plus além de ser uma versão para ambiente Windows, ainda conta com atualização dos procedimentos técnicos de análise e diagnóstico energético. As principais melhorias dessa nova versão são: Interface gráfica compatível com o ambiente Windows; Simplificação dos procedimentos operacionais de entrada e análise de dados; Independência de funcionamento dos módulos de análise e diagnóstico; Revisão técnica dos procedimentos de análise e diagnóstico de eficiência energética; Incorporação de recursos de ajuda on-line para o usuário do programa. Visando ampliar a aplicabilidade do novo software, atingindo um maior número de segmentos do setor elétrico e um maior número de usuários, a nova versão foi desenvolvida utilizando as mais atuais técnicas de programação e desenvolvimento de software.
    Financiado e desenvolvido para a Eletrobrás-Procel.

  • PC Furto - Pacote Computacional para o Planejamento e Determinação de Perdas Comerciais
    Este projeto apresenta uma ferramenta, que mistura sistemas inteligentes e técnicas numéricas para detecção de perdas comerciais em sistemas de distribuição. O pacote computacional desenvolvido tem a função de auxiliar os profissionais da EDP-Bandeirante no processo de verificação de “furtos de energia” na rede elétrica. Estes “furtos de energia” podem ser devido a ligações clandestinas ou por mau funcionamento dos medidores. Aqui, adotou-se a palavra “furto” para qualquer desvio de faturamento que a empresa venha a ter, seja voluntário ou involuntário.
    Financiado e desenvolvido para a EDP-Bandeirante

  • SISCO - Sistema Inteligente para a Supervisão e Controle de Subestações do Sistema da CPFL-Piratininga
    Este projeto apresenta uma aplicação de modelagem funcional para aquisição de conhecimentos de planejamento inteligente. Este conhecimento será usado para gerar planos de restabelecimento de subestações elétricas quando ocorrer uma falta. Será mostrada a abordagem para adquirir o domínio de conhecimento de subestações elétricas baseado na técnica Multilevel Flow Modeling (MFM), e como mapear as funções MFM em uma representação de planejamento. Por fim, será mostrado o funcionamento básico do planejador inteligente e os resultados obtidos, bem como suas futuras aplicações nos sistemas automatizados de supervisão e controle.
    Financiado e desenvolvido para a CPFL

  • SIRSEP - Sistema Multiagente para o Restabelecimento de Sistemas Elétricos de Potência
    Este projeto desenvolveu um pacote computacional de apoio à decisão para o restabelecimento de redes do sistema elétrico da Piratininga. Este sistema de apoio à decisão foi implementado utilizando o conceito de sistemas multiagentes inteligentes, utilizando diversas técnicas avançadas de Inteligência Artificial interagindo com um agente mestre e cooperando entre si para a solução do problema de restabelecimento. Busca-se com isso somar as vantagens de implementação de cada técnica da inteligência artificial utilizada em seus problemas clássicos de sistemas elétricos, suprimindo suas desvantagens.
    Financiado e desenvolvido para a CPFL

  • EDITOR DE REGRAS - Edição de Regras para o DESPRO
    Este pacote computacional permite editar os Informes Operativos e escrevê-los em forma de regras de produção capazes de serem manipuladas por qualquer sistema especialista. O programa conta com uma interface gráfica que facilita a confecção e validação das regras face ao conjunto das regras existentes.
    Financiado pelo CEPEL, para ser utilizado no Programa DESPRO – Sistema Especialista para a Análise do Desligamento Programado em Sistemas Elétricos de Potência.

  • LAB-FUZZY - Estacionamento de um Veículo
    O objetivo deste pacote computacional é fornecer um ambiente de estudo de aplicação da lógica difusa em problemas de controle. O estudante deve estacionar um veículo utilizando regras difusas. Este programa evoluiu com a introdução de metaheurísticas (algoritmos genéticos e inteligência de enxame) para otimização das funções de pertinência e das regras difusas.
    Atualmente, utilizado na EFEI, na University of Waterloo e em diversas outras universidades ao redor do mundo.

  • Sistema Inteligente para Atendimento ao Cliente
    Este pacote computacional tem o objetivo de fornecer uma interface inteligente para o registro e contabilidade dos projetos residenciais e novas ligações de consumidores.
    Financiado e desenvolvido para a CESP.

  • LOADDYN - Programa para a Modelagem Dinâmica da Carga Elétrica
    Este pacote computacional tem o objetivo de fornecer um modelo dinâmico de carga baseado em medidas para programas de planejamento e operação.
    Financiado e desenvolvido para a CEMIG.

  • ESRASE - Sistema Especialista para Restabelecimento de Subestações
    Este pacote computacional utiliza técnicas de Sistemas Especialistas para restabelecer Subestações de Potência após distúrbios parciais ou totais.
    Financiado e desenvolvido para a CEMIG.

  • SIMULADOR DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES
    Este simulador é composto por um conjunto de programas que têm a finalidade de gerar situações que o despachante poderá encontrar durante a operação do sistema.

  • PREVISOR - Previsão de Carga a Curto-Prazo
    Este programa trabalha com sistemas inteligentes híbridos (redes neurais e sistemas especialistas difusos) permitindo desta forma uma previsão mais confiável mesmo na ocorrência de eventos atípicos.
    Financiado e desenvolvido para a CEMIG.

  • PAI - Programa de Análise de Investimentos
    Este pacote computacional foi concebido para auxiliar no planejamento do sistema, podendo incluir valores numéricos e não-numéricos (linguísticos) para as diversas grandezas envolvidas.
    Financiado e desenvolvido para o Centro de Excelência de Distribuição (CED/USP).

  • NEUWORK - Simulador de Redes Neurais
    Este pacote contém as estruturas e processos de aprendizado mais comuns da Teoria de Redes Neurais. Foi concebido com uma interface gráfica amigável que permite ao usuário acompanhar todos os passos do processo de aprendizado e aconselhamento.

  • NEUCONTROL - Controlador de Motores de CC
    Este pacote fornece um controlador para acionamentos industriais com motor de corrente contínua. Ele utiliza a Teoria de Redes Neurais permitindo um controle mais rápido e eficiente do processo.

  • EMERGENCY - Simulador de um Sistema de Emergência Hospitalar
    Este pacote fornece todos os dados de controle de um sistema no-break para as cargas de um hospital e para o sistema de baterias.

  • PARALINHA - Conjunto de Programas para Linhas de Transmissão
    Este pacote calcula os parâmetros elétricos de uma linha de transmissão, bem como seu desempenho em regime permanente e transitório.

  • MATH BRAIN - Processador Algébrico Simbólico
    Sistema Especialista em Álgebra Simbólica. Realiza diferenciação de expressões matemáticas de qualquer complexidade, faz simplificações e cálculos simbólicos.

 

 

Copyright © Instituto Gnarus - Todos os direitos reservados